• Discurso do Bastonario

    O Bastonário discursando no encontro dos Engenheiros da CPLP e Castelhanas

O Bastonario

Prezados Membros Coletivos!
Cariíssimos beneficiários dos trabalhos dos engenheiros!
“…vamos aprendendo que nada é impossível de solucionar, apenas siga adiante,” (Papa Francisco)
Por força do Decreto-Lei n.º 10/2008, de 17 de março, a Ordem dos Engenheiros de Cabo Verde, tem como...               Ler +...

Membros Associados

Engenheiros Associados a OECV
inscritos

Areas de Interesse

Exercicio da atividade de engenharia
Fórum e colóquios de engenharia     
Formações e ações de capacitação 
Programas e estágios de adaptação

Profissionais da Engenharia

O engenheiro é o profissional que exerce a prática de engenharia.
Em muitos países, o exercício da profissão de engenheiro obriga, para além da habilitação com um curso superior de engenharia, a uma licença ou certificação profissional atribuída pelo estado, por uma associação profissional, ordem ou instituição de engenheiros ou por um outro tipo de órgão de regulamentação profissional.
Conforme o país, aos profissionais devidamente certificados ou licenciados está reservado o uso exclusivo do título profissional de "engenheiro" ou estão reservados outros títulos formais como "engenheiro profissional", "engenheiro encartado", "engenheiro incorporado", "engenheiro diplomado" ou "Engenheiro Europeu".

Normalmente, a lei restringe a prática de determinados atos de engenharia aos profissionais certificados e habilitados para tal, ainda que a prática dos restantes não esteja sujeita a essa restrição.
Para além da certificação como engenheiro propriamente dito, em alguns países existe a certificação como técnico de engenharia ou engenheiro técnico, associada aos profissionais com uma habilitação correspondente a um curso superior de 1º ciclo na área da engenharia.